Diário de "Casal da Burra"
SANITECH, OS NOVOS WC INTELIGENTES 
 
A primeira casa-de-banho inteligente deverá chegar ao mercado até ao final de 2001. Produzido pela Cagamix, a Sanitech é o WC público mais moderno do mundo e está equipado com as mais sofisticadas tecnologias. 
 
«Lá dentro tudo é controlado por computador ... desde o autoclismo até à maquineta que nos limpa o rabo! Além disso, este WC dispõe de acesso à internet, TV por Cabo e equipamento para comunicações via satélite», disse o director da Cagamix, empresa líder de novas tecnologias para casa-de-banho. 
 
O Sanitech está ligado a uma rede informática e toda a gestão do seu funcionamento é feita a partir de um computador central. Por exemplo, quando alguém passar mais de 5 minutos sem conseguir defecar, entra em acção um aparelho que estimula as paredes do intestino e os músculos do ânus. 
 
Outra novidade é o sistema anti-vandalismo: «Quando aparecer um daqueles engraçadinhos que costumam pintar nas paredes, o computador activa o sistema que abre, automaticamente, o chão da casa-de-banho e prevaricador cai directamente na fossa asséptica», refere o livro de instruções. 
 
Os primeiros modelos já estão em funcionamento numa experiência que está a decorrer na aldeia alentejana de Casal da Burra. O presidente da Junta de Freguesia, Bonifácio Chaparro, fala da importância do Sanitech, dentro da comunidade: «Ora bem, a genti nã se importa que aquilo traga lá as geringonças enformáticas, mas exigimos que seja uma retrete de pau, tradicional aqui da região... é que esta coisa de arriar o calhau é um acto cultural e, se nós mexermos com as tradições das pessoas, podemos provocar um choque no seu organismo». 
 

Voltar à Página AnteriorVoltar ao Menú Principal