Benavila

Freguesia de Benavila, concelho de Avis, distrito de Portalegre

     Uma das coisas que faço é esquecer a agenda, os compromissos e as horas. Parece radical, mas é a melhor forma de descansar um pouco. O tempo parece que passa mais devagar, pois dá para passear junto à barragem, com a minha esposa e os meus filhos, nas tardes solarengas de Inverno, ou no Verão para refrescar um pouco as ideias, com a brisa da manhã.A ''minha'' rua.

     Na Primavera aproveito para apanhar um pouco de sol, andar de bicicleta e fazer algum exercício físico, a fim de restabelecer a forma perdidada que, durante o inverno, foi descuidada.

     No Verão depois do almoço é "obrigatório" fazer a sesta, pois o calor aperta, (chega a atingir 40º centigrados) e lá p'rás quatro da tarde é hora de preparar a família para ir a banhos às piscinas municipais de Avis, que distam 8 km de Benavila. Que bem que sabe "estar de molho" dentro de água!!! Mas o que é bom não dura sempre e, por volta das 20h é tempo de pensar no regresso a casa e, claro, no jantar.Piscinas Municipais de Avis A partir do momento que a noite cai, as pessoas começam a abrir as portas e janelas das casas e a sentarem-se à porta para apanhar "ar fesco", para refrescar as casas e trocar alguns dedos de conversa.

     O dia seguinte começa apenas lá p'rás dez e tal da manhã com a ida à padaria local para comprar o delicioso "pão alentejano" que ainda é feito à moda antiga, em fornos de barro. Depois de tomado o pequeno almoço é hora de dar uma volta de bicicleta junto à barragem ou uma caminhada a pé pelo mesmo local. De regresso a casa e já com muito apetite, dado o esforço físico dispendido, é hora de tomar um duche e sentar à mesa para um reconfortante almoço, seguido da tradicional sesta, etc. e tudo recomeça...Albufeira da Barragem do Maranhão em Benavila (Verão 2000)

     Nesta época a aldeia parece que ganha uma nova vida, pois veem-se muitas pessoas a passear pelas ruas, as explanadas dos cafés e bares estão cheias. É o momento de reencontro de amigos e familiares que já não se via à muito tempo.

Ninho de Cegonhas em plena aldeia.
 
     A palavra "sossego" pode ser aplicada à letra nesta terra, isto é, pela manhã apenas se ouve o cantar dos pássaros, das cigarras e dos grilos do campo.


Fotografia panorâmica da Albufeira da Barragem do Maranhão em Benavila (Abr.2001)

Voltar à Página AnteriorVoltar ao Menú Principal